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quinta-feira, 12 de abril de 2012

O papel de cada um no apoio pedagógico

Cinco maneiras de evitar a repetência


    Secretaria da Educação
    - Realizar um levantamento da situação real da rede sobre os índices de aprendizagem dos alunos
    - Definir critérios para a formação dos grupos de apoio
    - Estabelecer parâmetros para a seleção de professores
    - Definir as questões operacionais junto aos diretores
    - Analisar os aspectos financeiros para implantação dos grupos de apoio
    - Acompanhar periodicamente o desempenho dos alunos
    - Buscar a legislação que subsidia as tomadas de decisão, por exemplo: pagamento dos professores de apoio, remanejamento de alunos, transporte, seleção de professores, reclassificação alunos

    Diretor
    - Analisar os índices de aprendizagem dos alunos de sua escola em parceria com o supervisor/coordenador
    - Analisar, junto com o supervisor/coordenador, as variantes sobre o processo de ensino
    - Formar classes de acordo com o critério pré-estabelecido pela rede
    - Garantir as condições físicas da escola para atendimento destes alunos (gestão do espaço)
    - Definir horários para as aulas de apoio (gestão do tempo)
    - Manter a comunicação com os pais (gestão das relações interpessoais)
    - Indicar professores (gestão dos recursos humanos)
    - Garantir os materiais necessários para as aulas (gestão material)
    - Compreender o processo de ensino e de aprendizagem para respeitar e assegurar o apoio pedagógico na escola (gestão pedagógica)
    - Acompanhar a frequência de professores e de alunos no grupo de apoio (gestão administrativa)
    - Acompanhar a aprendizagem dos alunos (gestão administrativa)
    - Fazer avaliação permanente e compartilhada com o supervisor do processo da implantação do grupo de apoio na escola (gestão administrativa)
    - Assegurar que o professor de apoio cumpra com as suas atividades de apoio regularmente (gestão administrativa)

    Formador ou supervisor
    - Conhecer os critérios pré-estabelecidos para a formação de grupo de apoio
    - Definir critérios de avaliação para a indicação de alunos para o grupo de apoio
    - Acompanhar as aprendizagens dos alunos
    - Fazer avaliação permanente e compartilhada com o diretor do processo da implantação do grupo de apoio na escola
    - Analisar as variantes sobre o processo de ensino
    - Participar da indicação de professores
    - Ter conhecimentos didáticos para fazer a formação dos professores
    - Acompanhar e orientar o planejamento dos professores
    - Articular o trabalho do professor regente e o do professor de apoio
    - Acompanhar a frequência de professores e de alunos no grupo de apoio
    - Acompanhar, registrar e avaliar o desenvolvimento do aluno e compartilhar os apontamentos com os professores

    Professor
    - Conhecer os critérios pré-estabelecidos para enviar alunos para o apoio
    - Ter conhecimentos didáticos para planejar as atividades
    - Dominar conhecimentos pedagógicos para saber acompanhar as aprendizagens dos alunos
    - Preencher instrumentos de avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos alunos
    Publicado em NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, Edição 006, Fevereiro/Março 2010

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